quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Logo e nome da Marca

Porquê este nome? Porquê esta imagem?
São questões que nos têm colocado. Tentamos então dar uma resposta.

O logo representa duas folhas de oliveira e uma azeitona porque esta é uma região muito rica em azeite. Em forma de X porque é o X de Xarês e de Xisto, que abunda na região.

Xarês porque é o nome de família- o meu sogro, que ainda viveu nos Alares (agora em ruínas) nasceu aqui no Couto dos Correias. Segundo reza a história a quando da Guerra/Questão dos Alares os rendeiros que já tinham comprado alguns terrenos foram posteriormente ocupá-los. Nasceram assim 3 localidades: as Cegonhas, o Couto dos Correias e as Soalheiras.
A bisavó do meu marido, Joana Xarês e o seu irmão Manuel Correia mudaram-se para os seus terrenos, cada um com 5 filhos, e nasceu o Couto dos Correias.
Assim, o nome é originário do nome da família. O último nome dos filhos dos promotores, também eles sócios deste espaço de turismo, é Xarês.

Resta ainda ter dados concretos que possam justificar se o nome é Xarês com s ou Xarêz com z (o meu sogro, João Xarês - conhecido por João Ferreirinho), tinha os documentos escritos das duas formas, com s e com z - antigamente sabemos que no notário escreviam os nomes conforme os conhecimentos e a forma de escrever de quem estava na repartição. Daí existirem os dois nomes. 
A minha sogra, nascida e criada em Malpica do Tejo diz que o seu avô se chamava João Xarês, conhecido por João Xarezão, e casou depois com um João Xarês, do Couto dos Correias. 
Resta agora tentar descobrir se a família era toda a mesma ou se houve dois com o mesmo nome: os Xarês e os Xarêz.
Sabemos que na altura das Invasões Francesas (a primeira invasão teve lugar em Segura e seguiu-se uma passagem por Rosmaninhal) os habitantes de Malpica do Tejo se refugiaram em terras do Rosmaninhal pelo que tudo aponta para que a origem seja a mesma.
Será interessante tentar conhecer e ter dados concretos desta parte da história. 
Qualquer dica ou pista será benvinda para todos os que têm a mesma dúvida que nós.
Tendo em conta que os meios de comunicação e as estradas eram escassos na altura não será de admirar que as raízes do nome tenha todas a mesma origem.
Quem tiver dados mais concretos que nos informe. Será muito interessante descortinar a verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário